Apresentação

ADIMO – Associação de Desenvolvimento Integrado de Mouriscas foi criada por escritura pública de 9 de Fevereiro de 2001 no Cartório Notarial de Abrantes. Foram sete os sócios que outorgaram a escritura e considerados por tal como sócios fundadores. É uma associação de natureza privada, sem fins lucrativos.

ADIMO é dirigida por uma Direcção de cinco membros. Tem uma Assembleia Geral presidida por uma mesa constituída por três sócios e um Conselho Fiscal também constituído por três sócios. Os Órgãos Sociais são eleitos de dois em dois anos.

O objectivo da ADIMO é: “apoiar e promover o desenvolvimento integrado da freguesia de Mouriscas, pelo que procurará inventariar recursos, elaborar estudos e propor projectos que conduzam à adopção de soluções adequadas às realidades económicas, sociais e culturais da freguesia”.

Para atingir o objectivo definido a ADIMO propõe-se desenvolver as seguintes actividades:

a) – Colaborar com entidades públicas e privadas interessadas no desenvolvimento integrado de Mouriscas;
b) – Promover, apoiar e organizar acções de formação profissional e outras que valorizem os recursos humanos da freguesia;
c) – Organizar e manter serviços de informação e documentação;
d) – Candidatar-se com projectos locais, aos programas gerais específicos, quer nacionais, quer de âmbito comunitário, destinados a apoiar o desenvolvimento integrado da freguesia;
e) – Definir produtos locais de qualidade e desenvolver mercados adequados;
f) – Preservar a cultura local. Ligar a formação profissional à organização de novas actividades e empresas, capazes de aproveitar recursos locais: humanos e materiais.

Associados
Podem ser associados todas as pessoas singulares ou colectivas que se mostrem interessadas em aderir aos princípios, objectivos e finalidades da ADIMO e, uma vez admitidos, paguem a jóia e as quotas nos prazos definidos em Assembleia Geral.

ADIMO tem a sua sede no edifício das Antigas Escolas Primárias de Mouriscas, no Casal da Igreja, onde funcionou o Museu de Mouriscas. Neste momento estamos provisoriamente instalados no edifício do Antigo Colégio Infante de Sagres em salas cedidas pela Escola Profissional de Desenvolvimento Rural a quem o referido edifício pertence.

ADIMO tem protocolos de colaboração assinados com várias entidades como a Junta de Freguesia de Mouriscas, a Câmara Municipal de Abrantes, a Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes, situada em Mouriscas, e também com a Universidade de Évora.

Temos aproximadamente cem sócios e, como realizações de curto prazo, temos a recuperação do edifício das Antigas Escolas Primárias, sede da ADIMO, e ainda darmos continuidade às conclusões do Diagnóstico de Necessidades e do Plano de Acção que resultaram de um estudo concluído em Novembro de 2004 em colaboração com a Universidade de Évora.

ADIMO dispõe de um assinalável espólio museológico cedido pela Junta de Freguesia, possui ainda documentação variada do património cultural e histórico de Mouriscas que nos tem sido cedido pelos Mourisquenses e ainda dispomos do Diagnóstico de Necessidades e Plano de Acção. Estes dois instrumentos de trabalho foram considerados como únicos ao nível das freguesias do País.

Estamos em contacto com o Instituto Português de Museus – IPM, que já nos visitou, no sentido de tratar e vir a expor ao público o espólio museológico em nosso poder e considerado de grande interesse, bem como em relação à preservação do edifício sede da ADIMO considerado de grande valor histórico para a freguesia e ainda de grande valor em termos arquitectónicos e de técnicas de construção.